Seminário
Dra. Julie Ganschow é uma referência internacional no Aconselhamento Bíblico. Fundadora e Diretora do Reigning Grace Counseling Center e do Biblical Counseling for Women, tem dedicado mais de 20 anos ao ministério de aconselhamento e discipulado.
Autora de diversos livros, é conselheira bíblica certificada pela ACBC (Association of Certified Biblical Counselors) e pela IABC (International Association of Biblical Counselors), além de já ter atuado como conferencista nestas associações.
Com Mestrado e Doutorado em Aconselhamento Bíblico, a Dra. Julie apresentará neste curso uma perspectiva firmemente fundamentada nas Escrituras, trazendo orientação que alcança o coração, restaura a esperança e aponta para a verdadeira cura em Cristo.
PRESENCIAL
150,00
ONLINE
150,00
DATAS
27,28 e 29 de outubro
HORÁRIO
19h30 às 22h30
FACULDADE CORAM DEO
Avenida Rio Branco
nº785 – Centro
Uberlândia – MG
Esta sessão explora uma perspectiva bíblica sobre o trauma, definido como sofrimento profundo enraizado em um mundo caído. O tema aborda a presença do trauma nas Escrituras, desde Gênesis até o Novo Testamento, oferecendo esperança por meio de uma nova identidade em Cristo. Mostra como a prática do aconselhamento bíblico, capacitado pelo Espírito Santo, fornece soluções práticas e duradouras para sobreviventes, lidando com desafios físicos, emocionais e relacionais à luz da Palavra transformadora de Deus.
Esta sessão apresenta a abordagem centrada no coração no aconselhamento bíblico de sobreviventes de trauma. O coração é definido como o centro de controle de pensamentos, crenças e desejos, corrompido pela Queda (Jr 17.9), mas passível de transformação em Cristo (Ez 36.26). A partir da história de Sally, a exposição contrasta terapias seculares com a autoridade das Escrituras (2Tm 3.16-17), abordando distorções espirituais e vergonha. Por meio do arrependimento e de uma nova identidade em Cristo (2Co 5.17), sobreviventes encontram esperança, cura e libertação das mentiras da vergonha, como evidenciado em exemplos bíblicos como Davi, Tamar e o filho pródigo.
Esta sessão contrasta a concepção secular do trauma como transtorno psicológico com a abordagem bíblica do sofrimento. Métodos seculares, como o enquadramento do TEPT no DSM-5-TR, a Teoria Polivagal e os ACEs (Adverse Childhood Experiences; Experiências Adversas na Infância), tendem a medicalizar o trauma, enfatizando o manejo de sintomas (por exemplo, TCC, cetamina) ao mesmo tempo em que negligenciam necessidades espirituais. Utilizando a narrativa de Sally sobre abuso e tráfico, a exposição critica essas abordagens por carecerem de rigor científico e por fomentarem narrativas deterministas de vitimização. O aconselhamento bíblico, em contraste, entende o sofrimento como uma questão espiritual enraizada na Queda (Gn 3), oferecendo esperança, perdão (Sl 51.1-2) e propósito (Jr 29.11) por meio da transformação do coração, guiada pela sabedoria das Escrituras e pela presença de Deus.