Pós-graduação em:

Psicopedagogia Clínica TURMA: 1.2026

O curso de Psicopedagogia Clínica tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na prevenção, diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em diferentes contextos. O curso aborda conhecimentos da Psicologia comportamental, Neurociência e Educação, pautados sob o olhar dos pressupostos do Aconselhamento Bíblico, possibilitando uma atuação eficiente junto a crianças, adolescentes e adultos.
Temas como dislexia, discalculia, TDAH, Autismo e afins serão tratados a partir de uma perspectiva totalmente bíblica, apontando direcionamento seguro não somente para causas de tais problemas como também para intervenções psicopedagógicas ancoradas na rica tradição do Aconselhamento Bíblico

INÍCIO

janeiro/2026

MODALIDADE

On-line

AULAS

Segundas e terças

HORÁRIO

 20h às 22h30 

DURAÇÃO

12 meses (600h)

Estrutura e funcionamento do curso

Formato:

Pós-graduação

R$3.094,00

12 x R$303,33

10 x R$364,00

Para quem deseja um aprofundamento acadêmico e profissional , o formato de Pós-graduação oferece uma experiência completa com validade acadêmica especializada. Indicado para profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, enriquecer o currículo e obter um título de especialização lato sensu

Benefícios do formato Pós-graduação:

Corpo Docente

Contamos com um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores, oferecendo uma perspectiva única e relevante.

Airton Williams

Mestrado em Teologia Exegética, Mestrado em Linguística Funcional (inc.), Doutorado em Educação

Paulo H. Tavares

Doutorando em Educação

joão Geraldo

Mestre

Janaina

Especialista

Eugênio

Especialista

Renata

Doutora

.

.

.

.

Disciplinas:

  • Origem e evolução da Psicopedagogia
  • Concepções teóricas e abordagens clínicas
  • Atuação do psicopedagogo clínico
  • Bases neurológicas da aprendizagem
  • Plasticidade cerebral
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Teorias do desenvolvimento (Piaget, Vygotsky, Wallon)
  • Psicologia da aprendizagem
  • Desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem
  • Transtornos e dificuldades de aprendizagem
  • Dislexia, discalculia, disgrafia
  • Transtornos do neurodesenvolvimento (TDAH, TEA, TOD)
  • métodos e instrumentos de avaliação, elaboração de diagnósticos e estratégias de intervenção no ambiente clínico. Devolutiva e plano de intervenção
  • Identificação e intervenção em dificuldades escolares
  • Desenvolvimento psicomotor e sua relação com a aprendizagem
  • Transtornos psicomotores e impacto na educação
  • Intervenções psicopedagógicas psicomotoras.
  • Aplicação de testes, protocolos e técnicas de avaliação para identificar dificuldades e potencialidades no processo de aprendizagem.
  • Métodos qualitativos e quantitativos
  • Pesquisa na Psicopedagogia Clínica
  • Elaboração de artigos e TCC
  • Diretrizes legais e regulamentações
  • Atuação profissional dentro das normas éticas
  • Prática real em atendimentos clínicos
  • Supervisão e elaboração de relatórios
  • Discussão de casos clínicos

O que nosso curso aborda?​​

Caracterização do Curso

Identificação do projeto​

Grande área​

Educação

Coordenador do curso e sua titulação

Airton Williams Vasconcelos Barboza (Doutor em Educação; Th.M em Teologia Exegética; especialista em Ciências da Religião)

Especificações do Curso​

Objetivos

Justificativa do Curso

Todo processo educacional é resultante de uma série de epistemologias necessárias à constituição do mesmo como modelo científico aceitável e verificável em sua prática. Assim, muitas epistemologias, por meio de escolas, propuseram caminhos motrizes para a construção de um processo ensino-aprendizagem eficaz. Entre tais epistemologias, há de se considerar a epistemologia cristã, responsável pela criação de instituições como as universidades de Harvard, Cambridge, Oxford e tantas outras.

Pré-requisito

Processo de avaliação​

Para quem é?